top of page

I Encontro

científico de

educação

31 e agosto, 01 e 02 de setembro de 2016

Classificação

dos projeto da

FEMUCEB 

    Acesse a 

publicação dos

     resumos

"O começo de todas as ciências é o espanto de as coisas serem o que são". (Aristóteles)
 
Realização:
 
 
Parceiros:
10ª Feira Municipal do Conhecimento da Educação Básica
02 de Setembro de 2016
LOCAL: Escola Estadual Vitória Furlani

Alta Floresta 

         MT

REGULAMENTOS

MAILING LIST

PALESTRAS

Relatos de experiência

SPEAKERS

NOSSOS PALESTRANTES

e mediadores dos relatos de experiência

SPONSERS

CONTATO

Para outras perguntas e comentários envie um email para encontrocientificodaeducacaoaf@gmail.com

Programação

CONTACT

sOBRE O PROJETO

O I Encontro Científico da Educação do Município de Alta Floresta 'O ser Pesquisador', que será organizado pelos professores e mestrandos da Pós-graduação Stricto Sensu em Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos - PPGBioAgro, pertencente a UNEMAT – Campus Alta Floresta em conjunto com o Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de educação de Alta Floresta, tem por objetivo principal realizar anualmente, um evento que seja espaço de divulgação, discussão e compartilhamento de vivências e experiências exitosas nas escolas públicas, privadas e universidades e palestrantes externos ao município. Assim será possível difundir com maior eficácia os resultados das pesquisas realizadas no interior das instituições ao longo do ano.

 

O município de Alta Floresta conta com uma feira do conhecimento a muitos anos, sendo apresentados trabalhos dos alunos de educação básica. A secretaria de educação deste município convida todas as 40 escolas, entre públicas e privadas para a participação na feira. No ano de 2013 foram 44 projetos apresentados, já em 2015 foram 56 projetos científicos. Este ano, a proposta é envolver outras instituições a fim de motivar e difundir pesquisas realizadas no município como um todo. Realizar palestras para discutir 'o ser pesquisador' e publicar em anais as pesquisas já realizadas. Esta proposta é a primeira aposta neste formato, e pretende fixar um encontro anual para este fim, com participação de estudantes de ensino fundamental, médio, de graduação, pós-graduação e professores do município de Alta Floresta. Deixaria de ser uma feira do conhecimento e tornaria um evento muito maior e ousado, onde todos seriam convidados e daria uma visibilidade maior para a pesquisa, servindo de referência para outros municípios.

 

 Objetivo Geral:

Promover discussões sobre o ser pesquisador entre palestrantes, alunos de ensino fundamental, médio, graduação, pós-graduação e professores do município de Alta Floresta, a fim de sensibilizar para a importância da pesquisa e publicação desta, procurando fomentar reflexões sobre o atual papel dos participantes do evento e os futuros desafios encontrados para a pesquisa, a fim de auxiliar na definição de linhas ou temas de pesquisas a serem priorizadas pelas instituições do município.

Resultados Esperados:

Apresentação da atual situação das pesquisas realizadas pelos alunos e docentes de escolas e universidades públicas e privadas em Alta Floresta, a exploração e as políticas públicas, e conseqüentemente a sensibilização dessa sociedade civil e tomadores de decisões sobre os papéis fundamentais do ser pesquisador em uma área que carece de estudos científicos; Reconhecimento das conseqüências da atividade humana sobre o ambiente, a economia e a atuação da sociedade nas causas e soluções; Socialização de resultados de pesquisas desenvolvidas pelos alunos da educação do município de Alta Floresta, de graduação e pós-graduação da UNEMAT e demais instituições participantes e promoção de encontro, discussão e troca de experiências/vivências ligadas ao ser pesquisador.

Impactos Esperados:

O Impacto na Popularização da Ciência no Evento a ser realizado se dá pela apresentação de trabalhos científicos elaborados pelos alunos de ensino fundamental, médio, graduação e pós-graduação da Unemat-Campus Alta Floresta, onde a sociedade poderá conhecer as pesquisas realizadas nas diferentes instituições, possibilitando o seu uso, já que muitas das pesquisas realizadas dizem respeito a problemas observados na região. Além disto, a vinda de palestrantes de outras instituições também oportunizará a motivação de alunos e professores para a realização de pesquisas inovadoras no município de Alta Floresta. A troca de experiências entre os alunos e professores pode estimular a aprendizagem e o desejo de ser pesquisador ativo e publicar os resultados de suas pesquisas.

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page